Etiquetas

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

A família também ensina - visita do pai Filipe

   O pai da Madalena, senhor Filipe, veio à nossa sala apresentar quatro figuras históricas do meio local: rainha santa Isabel; Pêro de Alenquer; Damião de Goes e Luís de Camões. Trouxe consigo um livro escrito por si, onde se encontra a recolha, compilada, das suas descobertas e investigações do concelho de Alenquer. Como investigador deixou muitas curiosidades e respondeu a muitas perguntas colocadas pela turma. O pai Filipe teve uma participação muito esclarecedora e enriquecedora. No final, emprestou o seu livro à turma para futuras consultas. Obrigada!







Trabalhos - projecto 3º PG

   Os alunos da turma do 3º PG voltaram a apresentar os resultados dos seus trabalhos de pesquisa. Desta vez, o tema em estudo era: o passado do meio local e os alunos apresentaram trabalhos que mostraram vestígios do passado, até aos trajes e danças locais. Vejam os resultados:



























 

A família também ensina - visita da irmã Joana

   A turma 3º PG recebeu a visita da Joana, irmã da Inês S. que veio falar das tradições de Alenquer: dia da Espiga; festa do Espírito Santo; vila-presépio e feira medieval. A Joana falou de algumas particulariedades destas datas festivas e os alunos mostraram-se muito atentos.



sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Concurso - 4ºPL

Concurso 4pl

Resposta do Pai Natal - 2º PC

2pc

A turma 4º PI e a "Viagem de Luana"

   A turma do 4º ano PI participou no concurso” Quadrado a Quadrado” com a criação de uma história baseada no livro “Migrando”.
   “A Viagem de Luana” foi a história imaginada pela turma, que teve direito ao prémio que correspondeu ao 2º lugar. O prémio consistiu num CD para a escola e um livro para cada aluno.
   O Sr Presidente da Câmara, no dia 19 de Janeiro, visitou a nossa escola para entregar os respectivos prémios.

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

A família também ensina II - visita da irmã Inês

   No âmbito da área-projecto A família também ensina II - Costumes e Tradições, a turma do 3º PG recebeu a visita da Inês, irmã da Sofia. Esta apresentou um powerpoint onde referiu as festas e tradições mais significativas do concelho de Alenquer: presépio; cantar os Reis; leilão dos cargos; festas do Divino Espírito Santo; procissão do Senhor dos Passos; sexta-feira santa; quinta-feira de espiga; festas de Meca; Círios e culto da Sãozinha. A Inês disse que a sua tradição preferida era a de quinta-feira da espiga pois além de ser feriado, também havia festa na vila. Já a Sofia, gosta muito de ir pescar com o pai, na sexta-feira santa, o que já é tradição na família.
   Os alunos gostaram muito de receber a Inês tendo, no final, colocado algumas questões acerca da sua apresentação.







domingo, 16 de janeiro de 2011

Dia de Reis - 3º PG

   A turma do 3º PG, começou a comemoração do Dia de Reis, com um ensaio, com as outras duas turmas de 3º ano.


De seguida, e por sorteio realizado pela equipa responsável, foram cantar as Janeiras à turma de 1º ano, da Professora Ana A. Ofertaram um postal que foi, posteriormente assinado, por todos os elementos da turma.




      Passaram pela biblioteca e pelo gabinete de coordenação da escola, tendo desejado um bom ano à professora bibliotecária Rosário e à coordenadora de estabelecimento, professora Aurora:


    Finalmente, as turmas de 3º e 4º anos dirigiram-se à pré e cantaram as Janeiras em uníssono. Os mais pequeninos também cantaram uma bonita música e retribuíram os votos de bom ano!




   Mais tarde, a turma da professora Ana A., foi à sala da turma 3º PG, cantou uma música tradicional e ofertou um desenho realizado pela turma. Os colegas mais crescidos ficaram muito contentes com a surpresa dos colegas mais novos e colocaram o desenho, na sala, para se lembrarem destes vizinhos tão simpáticos.