Etiquetas

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Informação - Reuniões de Avaliação

   Informamos que as reuniões de avaliação, do primeiro período, decorrerão nas salas dos vossos educandos, pelas 18 horas, nos seguintes dias:

Reuniões de avaliação

Festa de Natal 2011

    Já cheira a Natal... entre luzes, bolas, fitas, estrelas... articulámos com as diferentes atividades de enriquecimento curricular e fez-se uma agradável festa de Natal. No final, e como Natal é época de partilha, comemos e bebemos num lanche partilhado.
   A todos  deixamos os nossos votos:  FELIZ NATAL!







domingo, 18 de dezembro de 2011

É Natal - 1º e 4º PM

   A turma do 1º e 4º PM participou com muito entusiasmo na festa de Natal. Felizes cantores, gesticularam e cantaram a todos: Feliz Natal!










Preparação festa de Natal - 4º PG

 
  








   A Filipa, às vezes, traz a sua viola para a escola e com os colegas, cantam várias músicas. No dia da festa de Natal, a Filipa trouxe o seu instrumento preferido, e ajudou a afinar as vozes dos colegas. 

Cartinha ao Pai Natal - 1º PL

   Os meninos e meninas, da turma do 1º PL, no âmbito da temática do Natal, escreveram uma carta ao Pai Natal.

Articulação com Inglês - 1º PL

   A professora titular de turma e a professora de Inglês articularam na área de expressão plástica, na temática do Natal.

 

  





  
   Os alunos do 1ºPL executaram uma botinha de Natal, para decorarem as suas àrvores de Natal.

Canção de Natal - 1º PI

   Os alunos do 1º ano PI trouxeram latinhas de coca cola e fizeram maçãs para pendurarem na árvore de Natal. Depois de feitas cantaram a canção:
Ficaram as maçãs
As nossas latinhas
Vão para a árvore de Natal
Todas bonitinhas.

 


A família também ensina I - visita do pai Rui e da irmã Inês

 







  
   A Sofia da turma 4º PG, recebeu na sala a visita do pai e da irmã. Falaram do amor trágico e eterno de Inês de Castro e de D. Pedro. Explicou os cognomes deste rei e mostrou excertos da obra Os Lusíadas, de Luís de Camões, tendo a turma estado muito atenta e fazendo muitas perguntas à Inês, irmã da Sofia.
 










  O pai foi ajudando a Inês, explicando algumas palavras difíceis para todos entenderem. A mãe Rosário não pode estar presente, no entanto, enviou uns cartões com uma sua frase preferida, sobre a história de Inês de Castro: O amor é o mais puro de todos os sentimentos.



   Este foi o trabalho apresentado pela Sofia e família:
Pedro e Inês

A família também ensina - apresentação da Carlota

   A Carlota, da turma do 4º PG, fez a sua participação sem a presença dos pais, os quais justificaram a sua ausência e procuraram participar ativamente na pesquisa e construção do trabalho.
 







 


   A Carlota falou do passado nacional de há trinta anos atrás, por altura do 25 de Abril. Falou das diferenças entre os meios de transporte utilizados, vestuário, moeda, comunicação e entretenimento, apresentando sempre imagens para explicar o que ia apresentando. A Carlota contou com a ajuda dos colegas, que fizeram algumas perguntas às quais a Carlota soube responder.

 








     Partilhamos o trabalho apresentado pela Carlota construído com o apoio dos pais.

portugal 30 anos atrás

A família também ensina I - visita do pai Filipe

 









  
   A Maria Madalena, do 4º PG, recebeu a visita do seu pai, na sala, no âmbito da área projeto A família também ensina. Historiador de profissão e investigador, o pai da Madalena, apresentou um enigma da história: terá sido rei de Portugal, D. António Prior do Crato? O pai trouxe um livro do autor Carlos Guilherme Henriques, do qual foi lendo alguns excertos, e levando os alunos a levantarem algumas questões. Indicou ainda a importância de se descobrirem, hoje em dia, documentos que nos fazem entender melhor o nosso passado e explicou que na história existem várias versões, sendo muito importante investigar.
 

   Os alunos estiveram muito atentos, foram muito participativos, e antes do pai sair fizeram um convite: sendo o pai da Madalena um historiador, pode vir falar de curiosidades sobre a época dos descobrimentos? O pai aceitou o desafio lançado pela turma e ficou a promessa de regressar em Janeiro.

   A mãe da Madalena, apesar de não estar fisicamente presente, enviou um bolo delicioso,  permitindo que houvesse mais um momento de partilha na turma.   

A família também ensina - apresentação do João M.

  

   O João Maria, fez a sua participação na área projeto da turma 4º PG, sem a presença física da família, tendo esta apresentado uma justificação para a sua ausência e tendo colaborado com o João, na pesquisa, organização e construção do trabalho apresentado.

   O João falou do rei D. Sancho I e mostrou estar muito à vontade. Trouxe uma pergunta na algibeira e foi apresentando o seu trabalho, indicando as fontes utilizadas, como se fosse um verdadeiro historiador. Os colegas estiveram muito atentos e ajudaram o João.
   No final, o João explicou que teve a ajuda dos avós, da mãe e da irmã e que sentiu que, apesar de não estarem na sala, o apoio da sua família foi muito importante para fazer este trabalho.

 










A família também ensina I - visita do avô José



   O avô do Diogo, da turma 4º PG, veio à sala falar do passado histórico de Alenquer e da forma como essas marcas, os vestígios históricos, ainda se mantêm nos nossos dias. Por exemplo, falou de Damião de Goes, indicando a calçada, o extinto externato e o auditório que têm o nome dessa personagem histórica tão marcante em Alenquer. A apresentação do avô terminou com uma reflexão, dizendo às crianças que por vezes esquecemos a história e que é importante ir fazendo investigações e pesquisas, tal como o avô fez com o Diogo para apresentarem este trabalho. Os alunos estiveram muito atentos e foram bastante participativos.

A família também ensina I- visita do pai Paulo e da mãe Elvira

 









  A Margarida, da turma 4º PG recebeu, na sala, os seus pais que vieram ajudá-la a explicar os cognomes do rei D. Dinis. Falou de algumas curiosidades e, na sua pesquisa, descobriu que este rei media cerca de 1,65cm. Referiu também as feiras francas e as classes sociais, tendo o pai ajudado, e de uma forma muito prática, a explicar o que são os impostos e as diferenças daquela época para a atual. Ainda fez um questionário oral, de estudo do meio, aos colegas que se esforçaram por responder de forma correta.


  








    No final, e como o Natal se aproxima, a Margarida e a sua família ofereceram um bolo caseiro e sumos à turma, permitindo que nesta época de união e família todos sentissem o aroma doce do Natal. A turma agradece e envia um beijinho à irmã Joana, que por estar a ter aulas, não pode, desta vez, estar presente na sala.

sábado, 17 de dezembro de 2011

Articulação com Inglês - 2º PN

   A professora titular de turma e a professora de Inglês, da turma do 2º PN, articularam na área de expressão plástica, na temática do Natal.







quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

PNL - 1º PJ

PNL -PJ

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

A família - turma PM

 

A nossa família

A família é muito importante para nós. É com ela que partilhamos os nossos problemas e as nossas alegrias.






A mãe Fátima, com a ajuda do seu filho Rodrigo, realizaram um trabalho sobre a família, o qual nos fez pensar como é viver em família.
A_FAMILIA
Partilhámos ideias e tirámos algumas dúvidas. Foi muito engraçado, como podes verificar no trabalho que nos trouxeram…

Somos alunos do 1.º, 3.º e 4.º PM, do Centro Escolar de Alenquer – EB1

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Bolinhos-turma PM

Turma PM









Informação - Simulacro


   Informamos que de 12 a 16 de Dezembro teremos, na nossa Escola, um simulacro de evacução de emergência.

Conteúdos Programáticos 1º Ciclo

   Estes serão os conteúdos programáticos a serem trabalhados ao longo do ano letivo 2011/2012.


planificacao anual 2011_2012

PNL-2º PP

   Olá!
   Nós somos a turma do 2º PP, do Centro Escolar de Alenquer. Durante este primeiro período de aulas, além de outras atividades, estivemos a trabalhar a obra “As Fadas Verdes”, de Matilde Rosa Araújo. Este livro é muito engraçado porque está escrito em poesia. Agora já sabemos o que são versos, estrofes e quadras. Sendo assim, aqui vão alguns dos poemas que trabalhámos.

Desenhos_poemas

Muitos beijinhos para todos e umas Boas Festas, com muita alegria!



domingo, 11 de dezembro de 2011

Critérios de avaliação 1º Ciclo

Divulgamos os critérios de avaliação do 1º Ciclo:
criterios de avaliação 1.º ciclo

sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

A família também ensina I - visita da irmã Joana











   A Inês S., da turma do 4º PG, recebeu na sala, a visita da sua irmã Joana. Ambas, apresentaram à turma, a sua pesquisa sobre a rainha Santa Isabel, tendo a Joana falado das classes sociais, vestuário e hábitos alimentares daquela época. A Joana e a Inês indicaram as fontes do trabalho e responderam às muitas perguntas que a turma colocou.