Etiquetas

terça-feira, 27 de março de 2012

segunda-feira, 26 de março de 2012

Regulamento Interno - Agrupamento de Escolas Damião de Goes

   Divulgamos o Regulamento Interno do Agrupamento de Escolas Damião de Goes:

domingo, 25 de março de 2012

sexta-feira, 23 de março de 2012

Coelhinhos -1º PI e PJ

   Os meninos e meninas do primeiro ano, das turmas 1º PI e PJ fizeram uns coelhinhos muito apetitosos e desejam a todos uma boa interrupção letiva!
 
 Trabalhos da turma 1º PJ










 


Trabalhos da turma 1º PI

Canteiro da Poesia

   Com o objetivo de se despertar nos alunos o gosto pelos grandes géneros literários, com incidência na poesia, as turmas participantes nesta atividade, em colaboração com a Biblioteca Municipal, plantaram um canteiro de poesia. Expostos os trabalhos, foram convidadas outras turmas para ouvirem ler  poesias e textos selecionados pela doutora Rosário.
 

A família também ensina II - visita do pai João

 








  
   O Tomás, da sala 7, recebeu a visita do pai na sala. Juntos falaram de um tema muito especial para a família. A mãe e os avós maternos do Tomás são açoreanos, assim, pai e filho decidiram apresentar a sua pesquisa sobre a bandeira dos Açores.
 









   O Tomás, com a ajuda do pai, explicou que esta bandeira foi hasteada pela primeira vez, em 1893, na ilha de S. Miguel. 

   Ouviu-se tocar o hino dos Açores e ficou a vontade de saber mais sobre este arquipélago!

quinta-feira, 22 de março de 2012

A família também ensina II - visita do pai Paulo e da mãe Elvira

 









     A Margarida, da sala 7, recebeu a visita dos pais na sala, no âmbito da área projeto A família também ensina. A família decidiu falar de personalidades do nosso país em diferentes áreas: escrita, música, ciência, arte, arquitetura, desporto, monumentos e... futuro!

    Falou-se de personalidades conhecidas e de outras menos conhecidas, mas igualmente importantes para o nosso país.
   No final, a Margarida fez um jogo de conhecimento no qual os colegas mostraram estar muito atentos e participativos.
 


   Como esta é uma família que aprecia a  partilha, a mãe Elvira trouxe um delicioso salame de chocolate que a Margarida ofereceu aos colegas.

quarta-feira, 21 de março de 2012

A família também ensina II - visita do pai Rui

 
 
  







 

   A Carolina da turma 4º PG, recebeu a visita do pai, na sala, para apresentarem um trabalho sobre símbolos nacionais. A mãe não veio apresentar o trabalho, devido a questões profissionais, mas participou na elaboração do trabalho. Assim, em família, decidiram falar do hino e do busto da república.

 









 
   O pai da Carolina tinha a matéria muito bem estudada e mesmo com perguntas muito dificeis, o pai ajudou a Carolina a esclarecer as dúvidas dos colegas.

   Como a Carolina gosta de partilhar e criar laços de amizade, pensou com os pais, como poderiam marcar esta participação na área projeto. Combinaram e trouxeram pulseiras representativas de alguns símbolos nacionais, que pai e filha, ofereceram aos colegas da turma.
 

terça-feira, 20 de março de 2012

A família também ensina II - visita do avô Arnaldo

 









  O Afonso, da sala 7, recebeu a visita do avô Arnaldo que o veio ajudar a falar do feriado 25 de abril. O avô contou histórias curiosas sobre aquela época de 1974. Falou das eleições, revoltas, crise, plenários e da revolução dos capitães.

   No meio da conversa, o Afonso lembrou-se e pediu ao avô que contasse a história do Alibabá. O avô contou essa história e no final, debateu-se a importância de saber guardar segredos. 
 

domingo, 11 de março de 2012

Salvador Dali... nas salas 3 do JI e7 da EB1

   Como tinha sido lançado o desafio, pelos meninos da sala 3 do Jardim de Infância, os colegas da sala 7 fizeram pesquisa, organizaram informações e construíram trabalhos sobre o pintor Salvador Dali. No dia combinado, os mais novos foram à sala dos mais crescidos assistir à apresentação dos trabalhos dos colegas. Todos participaram e no final de casa apresentação fizeram-se algumas perguntas.





   Alguns dos trabalhos apresentados:




   Os mais pequeninos também trouxeram os seus trabalhos! A partir de círculos feitos de pacotes de leite, com as suas famílias, construíram relógios inspirados em Salvador Dali e na sua obra Persistência da Memória.








   Mas depois... depois houve uma surpresa! Os colegas do 4º ano gostam muito de escrever... Entre todos, combinaram observar imagens de vários quadros de Salvador Dali e a partir daí construírem histórias para serem lidas aos colegas mais novos. 














    Assim, a turma do 4º PG ofereceu um livro, criado por todos os meninos e meninas da sala 7. Foram lidas algumas histórias mas como a vontade de participar era muita, os colegas mais crescidos convidaram os mais pequenos a dramatizarem algumas histórias.






terça-feira, 6 de março de 2012

Visita da escritora Luísa Ducla Soares

   Os alunos de 4º ano, receberam a visita da escritora Luísa Ducla Soares. Curiosos, fizeram muitas perguntas à escritora, falaram do seu estilo de escrita e das ilustrações dos seus livros. No final, apresentaram alguns dos trabalhos que fizeram, a partir de algumas obras que leram desta escritora e esperaram pelos autógrafos.

domingo, 4 de março de 2012

Participação nos Laboratórios Abertos - 4º PF

Laboratórios PF

A família também ensina II - visita dos pais da Inês

  
   A Inês C., da turma PF, recebeu os pais na sala. Juntos falaram de alguns símbolos que representam o nosso país e a Inês mostrou, aos colegas, uma enorme bandeira de que muito se orgulha. A turma esteve atenta e foi participativa.