Etiquetas

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Dia da Alimentação - 2º PC

   Para comemorar o Dia da Alimentação, a turma da professora Isabel, o 2ºPC, inventou um pequeno texto sobre o desenho. Depois assistiram a uma actividade na BECRE relacionada com o mesmo tema.

   O João e a Rita foram fazer um piquenique, ao jardim.   Os meninos levaram um cesto com alimentos saudáveis. A Rita está a beber leite e a comer pão. O João está a comer pão e tem um copo de leite para beber. A seguir, cada um, come fruta que está dentro do prato.
   Depois deste saudável lanche, o João e a Rita vão brincar. Até levaram uma bola!
   Mas que bela maneira de comemorar o Dia da Alimentação!

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Produção de Texto e o 2º PC

   A turma do 2º PC já se aventura na construção de textos. Hoje decidiram construir um para vos mostrar aquilo que já conseguem fazer! Esperamos que gostem!


O Jantar

  O senhor Machado telefonou ao senhor Coelho para o convidar para um jantar. O senhor Coelho aceitou o convite.
  A dona Maria e o senhor Zé Machado começaram a fazer o jantar. Decidiram fazer peixe com batatas no forno. O casal Machado, depois de fazer o jantar, foi pôr a mesa para os quatro. Estava tudo muito bonito e arranjadinho!
  O Zé e a Maria foram arranjar-se para receberem os convidados. Os convidados chegaram e foram todos para a mesa. Quando lá chegaram a mesa estava toda desarrumada. O casal Machado ficou muito triste porque o seu gato tinha comido tudo. Para resolverem o problema foram comprar peixe e batatas e salvaram o jantar.

2º PC




sexta-feira, 22 de outubro de 2010

A família também ensina - visita do tio Pedro

   A turma do 3º PF, recebeu mais uma visita. Desta vez, foi o tio da Joana, o senhor Pedro, que começou por dizer que esta era uma família muito ligada ao desporto. Alertou para os perigos do uso de drogas, tabaco e álcool e realçou a importância de evitar a poluição e preservar o meio ambiente.

A família também ensina - visita do pai Rui e da avó Elizabete

   A turma do 3º PG recebeu a visita do pai da Sofia e da avó Elizabete que vieram ajudá-la a falar da sua família. Apresentaram um trabalho em powerpoint, que foi concretizado pela mãe Rosário; o pai veio apresentar; a Sofia ajudou na transição dos diapositivos e a avó veio assistir e ajudar o pai da Sofia.
   Os alunos estiveram interessados e atentos. Fizeram muitas perguntas ao pai da Sofia quando ele lhes contou que começou, há vinte anos, a pintar carros mas que actualmente pinta aviões...






A Inês e os pulmões

   A aluna Inês C., da turma do 3º PF, anda muito entusiasmada com o estudo dos aparelhos do corpo humano. Com a sua família, em casa, construiu um modelo dos pulmões e dos movimentos de inspiração/expiração. A Inês apresentou este trabalho na escola, à sua turma e aos colegas do 3º PG.




A família também ensina - visita dos pais Filipe e Madalena

   A turma do 3º PG recebeu mais uma visita, no âmbito do projecto A Família também Ensina. O pai da Madalena, o senhor Filipe, veio apresentar a árvore genealógica da família e os alunos estiveram muito atentos. O senhor Filipe está habituado a tratar deste tema, uma vez que, devido à sua profissão, mexe em muitos livros e faz muita investigação. A mãe Madalena, ajudou a filha Madalena, a apresentar um pouco da árvore. O pai Filipe ainda mostrou dois livros, do século XIX, que pertencem a esta família.










A família também ensina - o pai Luís

   O pai do aluno Daniel Buzaco, da turma do 3º PF, apresentou a árvore genealógica da família bem como a origem dos nomes NIFA e BUZACO. Os alunos foram participativos e receptivos à apresentação da explicação.

A família também ensina - o avô José

   A turma do 3º PG, voltou a receber uma visita. Desta vez, foi o avô José Manuel que veio ajudar o Diogo a falar da sua família. Trouxe consigo uma árvore genealógica que o Diogo construiu quando frequentava a pré-escola.
   O avô José foi tão expressivo que captou a atenção dos alunos, tendo as crianças feito perguntas acerca da sua experiência de vida.







A família também ensina - a irmã do João D.

   A irmã do João D., da turma do 3º PF, no âmbito do projecto A Família também Ensina, proporcionou um momento lúdico no qual os alunos foram convidados a revelarem um pouco de si. As crianças manifestaram o seu agrado e pediram para repetir o jogo com a professora da turma, a qual concordou.

A família também ensina - a avó Natividade

   O alunos da turma do 3º PG, receberam a visita da avó, Maria de Natividade, que veio ajudar o Rodrigo a falar da sua família. Os alunos mostraram-se interessados e atentos.




A família também ensina - A mãe Carla

   No âmbito do projecto A família também Ensina, a mãe do aluno João P., da turma do 3º PF, veio apresentar a árvore genealógica da sua família. Os alunos estiveram atentos e foram participativos.

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

A família também ensina - a mãe Ângela

   Hoje, dia 15 de Outubro, os alunos da turma do 3º PG, receberam mais uma visita no âmbito da área-projecto A Família também Ensina. A mãe da Carlota veio à sala, mostrar um powerpoint, onde a turma ficou a conhecer os antepassados desta colega até aos seus tetra-avós. Os alunos fizeram muitas perguntas e a D. Ângela afirmou que este projecto permitiu que trabalhasse com a filha e ficasse a conhecer o nome de alguns familiares que desconhecia. A Carlota disse gostar muito de participar nesta actividade e de ter recebido a mãe na sua sala.










A família também ensina - a avó Isilda

   No passado dia 14 de Outubro, os alunos da turma do 3º PG, voltaram a receber uma nova visita no âmbito da área-projecto, A Família também Ensina. Desta vez, foi a visita da avó Isilda que veio ajudar o João M. a falar da sua família e antepassados. Inicialmente, a avó estava um bocadinho envergonhada, mas o João começou a apresentação do seu trabalho, e a avó Isilda, ajudou-o muito bem. Os alunos gostaram bastante desta visita e dos ensinamentos da avó!




O Dinis e o estetoscópio


   Os alunos da turma do 3º PG, andam a estudar os aparelhos do corpo humano, na área de Estudo do Meio. O Dinis, que é um menino muito curioso, construiu, em casa, um estetoscópio e permitiu que os colegas de turma o usassem. Foi um momento divertido e inovador. Parabéns Dinis!!!